OS 7 ERROS COMPORTAMENTAIS


88304452

 

por Viviane Macedo

 

Acordar cedo, arrumar-se, enfrentar quilômetros de congestionamento e, enfim, chegar à empresa, onde acontecerá o convívio ao lado de pessoas totalmente diferentes, durante pelo menos oito horas. O dia-a-dia é árduo, por isso precisa, ao menos, ser prazeroso. Mas nem sempre é possível conviver harmoniosamente com os colegas, infelizmente. São personalidades, pontos de vista, jeitos e manias, tudo muito diferente. Quando não existe respeito, a boa convivência se torna impossível.

Muitos passam anos incomodados com atitudes desmedidas de outras pessoas; outros não conseguem manter o silêncio e reclamam do que não estão de acordo. Resultado: clima tenso e pesado por muito tempo em salas muito pequenas.
POR QUE ISSO ACONTECE?

Algumas pessoas têm a tendência de agir como se estivessem sozinhas em suas próprias casas. O rádio? É ligado e em alto e bom som. O telefone? Serve para ligações particulares, nas quais é possível saber as brigas, os segredos e a programação do fim de semana. O linguajar? É o mesmo utilizado para conversar no happy hour entre amigos íntimos – palavrões e termos impróprios para o ambiente de trabalho. Esses são apenas alguns exemplos dos erros comportamentais mais cometidos dentro das empresas. Erros capazes de desfazer equipes, criar climas tensos e diminuir a produtividade.

Para o vice-presidente da Federação Internacional de Coaches, Silvio Celestino, é preciso saber impor limites e respeitar as pessoas que estão em volta. “O profissional precisa saber respeitar os demais, mesmo que eles não verbalizem uma inquietação perante suas atitudes”, alerta o coach.
OS SETE ERROS

Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes, especialmente nos ambientes corporativos:

1. Escutar música sem fone, e ainda em volume alto;
2. Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas à volta;
3. Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho;
4. Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados;
5. Abusar do poder;
6. Não cuidar do ambiente comum;
7. Não separar pessoal de profissional.

Conversamos com Silvio Celestino, Maria Lucia Pettinelli, Osmair Oliveira e Ricardo Melo, todos profissionais especialistas em carreira e comportamento, que fizeram suas considerações sobre cada um dos sete erros comportamentais.

Escutar música alto
A menos que você trabalhe em um ambiente muito criativo, ou mesmo numa empresa que venda material para a prática de esportes radicais, nunca escute música sem fones de ouvidos. Em algumas empresas mais tradicionais, não é permitido sequer ouvir música usando fones. Além do mais, nada garante que o seu gosto musical seja o mesmo dos demais. (Silvio Celestino – Federação Internacional de Coaches)

Utilizar o telefone para assuntos pessoais e falar alto atrapalhando as pessoas à volta
O telefone é uma ferramenta de trabalho, que pode ser utilizada de forma pessoal – no entanto, este uso deve respeitar a ética profissional, mesmo porque ninguém precisa saber sobre a sua vida. (Osmair Oliveira – Big Five Consulting)

Utilizar de linguajar impróprio para o ambiente de trabalho
Cada um dá notícia de sua natureza por seus atos e formas de se expressar. Respondo essa questão com outra pergunta: será que alguém que se utiliza de gírias e palavrões passa uma imagem de pessoa serena, educada, compenetrada e comprometida ou de alguém relapso, sem critérios e até imaturo? (Ricardo Melo – Instituto Ricardo Melo)

Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados
Comentários de mau gosto sobre os colegas, independente da posição que ocupam na empresa, não deveriam ocorrer nunca. É preciso ter em mente que todos os que trabalham naquele ambiente estão lá para desempenhar um papel profissional, e qualquer coisa que saia desse escopo deve ser evitada. Se algo nos incomoda em uma pessoa, devemos conversar a respeito com a própria pessoa, para que seja possível encontrar uma solução para o assunto. Em outras palavras: devemos falar com ela, e não dela, pois esta segunda opção não resolverá a questão. É sempre bom lembrar do ditado: “Quando Pedro fala de Paulo, saberemos mais sobre Pedro do que sobre Paulo”. (Maria Lucia Pettinelli – Choice Consulting)

Abusar do poder
O poder do seu cargo existe para preencher os propósitos da empresa. Se você os utiliza para outros fins, demonstra que não está preparado para liderar e muito menos para desenvolver pessoas. Sugiro que faça um processo de Coaching ou algum outro tipo de treinamento para conscientizar-se de sua real responsabilidade e do alcance de seu poder dentro da empresa. Para liderar pessoas, você deve ser capaz de primeiro liderar a si mesmo, com propósitos elevados e conduta que possa servir de modelo positivo aos demais. (Silvio Celestino – Federação Internacional de Coaches)

Não cuidar do ambiente comum
Uma boa dica com relação ao espaço é deixá-lo como você gostaria de encontrá-lo, não deixando rastros de sujeira e desordem em ambientes de uso coletivo. Devemos procurar desenvolver uma sensibilidade no sentido de observar a nós mesmos e o impacto que nosso comportamento pode ter sobre os outros. Essa autoconsciência também ajuda muito na construção de um ambiente profissional agradável. (Maria Lucia Pettinelli – Choice Consulting)

Não separar pessoal de profissional
Mais uma demonstração de imaturidade e o conseqüente despreparo para vivenciar o ambiente corporativo. Damos notícia de nossa natureza com nossas atitudes e pela forma como nos comunicamos. Alguém que age dessa forma, sem ter discernimento do que é pessoal e do que é profissional, demonstra que não merece estar onde está. (Ricardo Melo – Instituto Ricardo Melo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s