Como se comportar nas festas de fim de ano


por James Della Valle, de INFO Online

A festa de fim de ano de uma empresa pode ser um bom momento para a integração, desde que não haja exagero. Veja o que fazer para não passar dos limites nesse evento tão delicado.

Segundo Angela Souza, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional das empresas Knowtec, Talk Interactive e IEA, as pessoas devem redobrar a atenção nessas ocasiões. “Festas de empresa podem ser verdadeiras armadilhas para os desavisados que, ligeiramente ébrios, sucumbem às emoções propiciadas pelo clima natalino e se extravasam de modo exagerado”, diz ao lembrar também que o comportamento inapropriado pode terminar até em demissão.

 O importante nesse momento é lembrar que os convidados são colegas de trabalho, chefes de departamento e diretores. Sem contar com o presidente da empresa, que geralmente observa de perto o comportamento de seus colaboradores.

 O importante é utilizar o momento para descontrair, mas com o objetivo de reforçar o companheirismo e ampliar sua rede de contatos. “As festas são excelentes oportunidades de socialização para as pessoas sóbrias. Isto não significa que as pessoas devam ficar travadas, avaliando umas às outras, esquecidas do real motivo de estarem ali.

É só evitar o exagero, seja no figurino, no tom, no conteúdo da conversa ou na abordagem de colegas”, recomenda. Um erro comum, destacado pela executiva, é a tentativa de parecer próximo com alguém que nunca que nunca lhe deu intimidade.

“Existem algumas regrinhas básicas de relações sociais como: pedir licença, se apresentar, iniciar uma conversa amistosa e despedir-se polida e rapidamente, se perceber que não está agradando, que a pessoa abordada prefere outras companhias ou não está muito disposta a interagir”, afirma Angela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s