A evolução da profissão de Secretária


Olá colegas!

Muiiito sumida mas a medida que os compromissos vão diminuindo eu vou voltando.

Esta semana recebi um e-mail interessante de um colega secretário que assistiu uma de minhas palestras.

Posto aqui o e-mail e a resposta, pois ao elaborar a resposta refleti a respeito e cheguei a conclusão de escolhi a profissão certa. Se alguém tiver mais alguma sugestão fique a vontade em colaborar.

Olá karla,

O tempo passa, temos que acompanhar as atualizações e evoluções espero que  se recorde de mim, quando passou pelo pólo do Guará  e se disponibilizou. Novamente estou aqui, desculpe se anteriormente não lhe contactei, muita correria e material para ler, espero que sua vida esteja mais  tranquila, gostaria de lhe fazer uma pergunta e que voce diante do seu conhecimento e prática você possa me responder. Necessito que me diga  diante da profissão de secretarido  quais as principais mudanças de tarefas que ocorreram durante um periodo aproximadamente de dez  (anos) da profissão. aguardo seu retorno e desde já mais uma vêz agradeço.

1. A principal é o reconhecimento da profissão. Antigamente, ser secretária era “falta de opção” e nem era profissão, e sim, função. Hoje temos curso superior, pós e vários cursos de aprimoramento; 2. Ser transformada em uma gerenciadora de tarefas, uma assessora do executivo. Ao longo desses 10 anos derrubamos o estigma de que secretária só atendia o telefone e servia o café.

3. A questão salarial evoluiu muito. Quando vejo o que a secretária – realmente especializada – pode ganhar de salário fico surpresa. Posso dizer que vejo constantemente salários maiores do que de muitos profissionais de TI e até mesmo concursados. É uma vitória da categoria. Ser financeiramente reconhecida pelo o que faz.

4. Ainda pegando o gancho do 1. A quantidade de cursos superiores em nossa área é surpreendente. E como aluna e professora posso afirmar que os que conheço são de qualidade e com profissionais gabaritados. Precisam de melhoria, sim, mas como os cursos superiores de várias profissões.

5. A criação de órgãos como sindicatos e federações que lutam pelo reconhecimento de nossa categoria.

6. A inserção de homens na profissão. Apesar de ainda sofrerem preconceitos, hoje há muito mais homens procurando o curso superior e inseridos no mercado de trabalho do que há alguns anos.

7. A queda da imagem pejorativa. De que a secretária tem que fazer “tudo” para o chefe. Hoje somos respeitadas e valorizadas pelo o que temos a oferecer profissionalmente. Sim, existem as piadinhas, as personagens das novelas, os comerciais. Mas, convenhamos que isso existe em várias profissões, certo? E somos nós que impomos o respeito.

22 comentários em “A evolução da profissão de Secretária

  1. olá, karla gostaria de saber um pouquinho sobre a secretária do futuro, estou fazendo secretáriado executivo e estou desenvolvendo pré-projeto sobre o assunto, gostaria que me ajudasse.

  2. Boa Noite!!!
    Karla, sou aluna do curso de Secretariado Executivo e estou fazendo minha monografia que tem como o tema: A importância do Espanhol para o Profissional de Secretariado Executivo Bilingue”. Gostaria de te perdir se poderia me dar alguma referência bibliográfica que podesse me ajudar a desenvolver o tema. Os subtópicos que irei abordar é, A Secretaria Atual, Globalização, Comércio Exterior e Mercosul, além de aborda sobre a lingua espanhola. Desde já agradeço por sua atenção. No aguardo.

  3. Sou aluna do cr=urso tecnico de secretariado e estuo fazendo meu trabalho de conclusão de curso com o tema ‘como o acumulo de tarefas interferem na qualidade de vida tanto profissional como pessoal’,gostaria de um dica de livro ou sua opinião.Sua opinião contribuira para o desnvolvimento desse trabalho.
    Desde ja agradeço por sua atenção.No aguardo.

  4. boa tarde, karla sou estudante do curso de secretariado e estou fazendo meu tcc o tema e ser secretária as diferenças entre paises desenvolvidos e os que estão desenvolvendo gostaria que me ajudase com algo

    atenciosamente
    julia

  5. Olá

    Estudo Secretariado e estou elaborando o meu TCC e gostaria de saber como o(a) Secretário(a) agem como gestor no marketing de eventos…
    Se for possivel me auxiliar, eu agradeço muito se enviarme algumas informações deste tema no meu e-mail.

    Um abraço

    Jaqueline

  6. olá karla gostei muito de descobrir que temos uma profissional para tirar duvidas e ajudar. estou na fase do tcc e meu grupo se intessou pelo assunto, só que a duvida é,esse assunto da fazer um produto final? ele é uma soluçao para o problema ? porque aprendemos quando escolhemos um tema ele tem que ter solução. como podemos trabalha-lo. pois ao meu ver a evolução da secretaria é uma conquista que venceu obstaculos, e não um problema que precisa ser resolvido.
    fico no aguardo se puder responder.
    desde de ja agradeço.
    daiana

    1. sim, pode me enviar um email com mais detalhes? uma dica que posso adiantar é vocês se perguntarem o que dificulta a evolução da profissão? Falta de Conselho de Classe, preconceito, discriminação, etc… com essas perguntas sobre o problema fica mais fácil encontrar possíveis soluções.

  7. Boa Tarde! Karla

    Sou aluna do curso tecnico em secretariado,eu estou com duvidas sobre meu tema de tcc, o pessoal do meu grupo escolheu “A Evoluçao da secretaria”, mas como foi passado para nos que o tcc tem que ter uma soluçao para o tema, so que nao sabemos qual seria a definiçao do problema sobre esse tema, poderia me ajudar.

    Att.

    1. sim, pode me enviar um email com mais detalhes? uma dica que posso adiantar é vocês se perguntarem o que dificulta a evolução da profissão? Falta de Conselho de Classe, preconceito, discriminação, etc… com essas perguntas sobre o problema fica mais fácil encontrar possíveis soluções.

  8. òla Karla gostaria que você me desse uma luz, pois estou muito confusa no meu tema para a monografia, manda algumas dicas para mim ficarei muito grata.

    ATT.ANA PAULA

    1. Ana

      os temas são variados, podem incluir desde eventos, etiqueta, cerimonial e protocolo, imagem da profissional atualmente, linguística, viagens…enfim…acho que o importante é escolher algo que tenha a ver com vc ou até mesmo algum aspecto o qual vc veja deficiencia e tem ideias para melhoria na área. desculpe a demora do retorno, mas realmente não tenho tido tempo para cuidar do blog. um abraço e sucesso

  9. Boa tarde Karla, gostaria de saber como você vê a inserção masculina na área SECRETARIAL, desempenhando papéis de Secretário Executivo, Assessor ou afins. Segundo dados postados pela própria FENASSEC, atualmente os homens representam cerca de 10% dos profissionais do sexo masculino como Secretarios Executivos. Enfim, o que eu como estudante gostaria de saber é se há realmente espaço para homens na área secretarial e afins.
    Um abraço,
    Renato Ewangellista.

  10. Karla, bom dia!

    Esta semana ministrando treinamentos e numa consultoria de coahing secretarial ouvi seu nome pela primeira vez.

    Consultando hoje o seu site ou blog deparei-me com algumas informações e, acredito, que as mesmas poderiam ser mais enriquecidas principalmente os conteúdos históricos.

    Nos anos 70 eu era diretora cultural da Associação das Secretárias do Brasil ASB função que depois não foi possível dar continuidade pelo fato de ir para Boston cursar secretariado executivo. Retornando ao Brasil trabalhei, como secretária, em algumas empresas e, na época existia na av. paulista o MCB Manegement Center do Brasil, onde iniciei minha atividade de orientadora para secretárias (1972) com sucesso em função não só dos meus estudos, mas pelas reciclagens que todos os anos participava e continuo até hoje, com alguns intervalos frente aos meus compromissos junto ao mercado.

    Minha empresa localizada na av.paulista 575 – 12º andar que funcionou de 1975 até 1989 treinou secretárias em todos os níveis e, há cada tres meses, realizavamos Foruns de Discussão Secretárias e Gestores. Isto para a época não foi fácil frente à cultura. Na época também percebi o quão os professores de Técnicas em Secretariado (ainda não existia em nível universitário) desconheciam as funções secetariais,principalmente a parte técnica.) Vários colegios nos procuraram e conseguimos modificar, e ministrar treinamentos para os professores (isso faz parte de uma tese que elaborei e apresentei em um Congresso Secretarial na Bahia – anos – sobre A FORMAÇÃO CULTURAL DA PROFISSIONAL DE SECRETARIADO BRASILEIRA). Paralelamente quando dos treinamentos secretariais realizavamos reuniões com os Gestores não só para que soubessem o que iriamos aboradar, mas também para u´a maior colaboração dos mesmos e ao término aferiamos o resultado alcançado. Após 90 dias retornavamos para aferir os mesmos.

    E assim, até hoje, continuo trabalhando não só com as profissionais mas, também, com os Formadores (em nível técnico e universitário). No próximo mês estarei em Florianopolis para mais um treinamento.

    Como você pode perceber é um trabalho sério, de nível com o objetivo de se atingir a valorização profissional tão reclamada pelas profissionais.

    Sucesso

    Abçs. Lúcia

  11. Ola Karla tudo bem eu me chamo Karem e faço curso se tec.secretariado…e O meu professor de Metodologia me passou um trabalho de monografia, e eu não faço ideia de que TEMA usar….Será que você pode me ajudar me dando alguma ideia????
    Desde de já muito obrigada !!!!!!!bjssssss

  12. Olá Karla, tudo bem???

    Meu nome é Camila, sou aluna do curso técnico em Secretariado da Etec Centro Paula Souza.Estou desenvolvendo um projeto com meu grupo, de um mini curso de Secretariado para divulgar o curso na nossa cidade. Afinal a profissão precisa ser divulgada, e as pessoas precisam deixar de penasr que secretaria é so pra atender telefone não é!? rsrs..
    Por um acaso achei seu blog, gostaria, se fosse possivel. voce passar algumas dicas pra mim, algumas ideias de como planejar esse mini curso….
    Aguardo uma resposta!!!
    ABraços!!!!

  13. olá sou aluna do curso tecnico em secretariado e faço um artigo sobre a ética associada a tecnologia para a profissão do secretário me indique livros, sites…
    respectivo aos mesmos.

    1. olá Tayna

      confesso que não conheço muito a respeito do tema, mas sugiro que envie suas dúvidas para o grupo Secretariado Brasil, no Yahoo Grupos. Vc se cadastra e envia email onde mais de 3.000 cadastradas recebem e podem te ajudar.
      Um abraço
      Karla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s