Uma situação delicada


Olá,

Esta semana li um e-mail que circulou em um grupo de secretariado, de uma colega pedindo conselhos em relação ao recente falecimento do seu chefe.
Li uma resposta absurda, do tipo “estaria dando pulos de alegrias”, e fiquei horrorizada.
Quis comentar, pois nunca havia parado para pensar no assunto, e graças a Deus, nunca aconteceu comigo. Já perdi colegas, mas nunca chefes, e espero que isso nunca aconteça.
Primeiramente, acho que independente do tipo do chefe, mesmo se for o pior possível, nós nunca devemos querer a morte de alguém, muito menos ficarmos felizes com tal situação. Antes de tudo, ele é um ser humano, com família, talvez filhos, esposa, no caso de chefe mulher, marido, etc. Por mais que seja ruim, ele tem suas virtudes, e da mesma forma que há pessoas que não o suportam, há outros que o amam. Nada justifica a dor e sofrimento pela morte de alguém.
Como acredito no Espiritismo, quando alguém próximo a mim falece, eu sofro por aqueles que ficaram e que o amavam muito e oro por aquele que nos deixou. Eu penso em como será a vida dessas pessoas daqui pra frente. Um buraco pra toda a vida, como um colega descreveu em uma das respostas.
Eu tenho experiência com chefes difíceis e confesso, já desejei de tudo pra eles: transferência, promoção em outra área, demissão, aposentadoria, mas nunca algo pior.
Somos todos seres humanos, lembrem-se disso.
Bem, li também vários e-mails com sugestões, inclusive de secretárias que já tiveram essa experiência.
Resumindo, aqui vão algumas dicas das colegas, caso você, infelizmente, passe por essa difícil situação:
A primeira reação nesse momento, principalmente se ele é uma pessoa que gostamos muito, é tentar manter a calma, mesmo porque provavelmente, você terá que dar essa notícia a outras pessoas próximas a ele. Nessa hora, a última reação que se pode esperar de uma pessoa centrada é o desespero. Por favor, não surte. Vá a um lugar reservado, chore e se desespere até se acalmar e depois volte para falar com as pessoas. A reação do outro também irá depender de como você irá dar a notícia.
Antes de pensar em sua situação na empresa, o que é totalmente natural, pense em ser prática e ajudar no que puder a família dele. A esposa deve saber que poderá contar com você para o que precisar, inclusive as burocracias, tristes nesse momento, mas necessárias: velório, funeral, informação aos conhecidos, missa, etc.
“A secretária em uma situação dessas, deve continuar fazendo o trabalho dela, assessorando, no caso, a família do falecido.”
Prepare-se também para separar todos os documentos pessoais que o chefe deixou no escritório, e também, os de trabalho para entregar a quem irá substituí-lo. Por isso a importância em deixar tudo sempre bem organizado.
Entre em contato com o RH e veja as questões, como seguro de vida, FGTS, rescisão, documentos necessários etc. Por mais doloroso que possa ser tratar desses assuntos, será bem mais fácil para você do que para a esposa dele pensar nisso no momento.
Informe-se com outros executivos, como você deve proceder em relação às pessoas não tão próximas ao perguntarem sobre ele.
Dependendo do caso, é importante ter discrição sobre como foi a morte, como ele foi encontrado, etc. São detalhes íntimos e pessoais que só interessam a sua família. Respeito por ele nessa hora é primordial.
É claro, após a situação acalmar e você sentir que é o momento, procure os executivos a quem você estará subordinada e converse com eles abertamente sobre a preocupação em relação ao seu futuro na empresa. Certamente, se você for uma boa profissional eles darão uma solução que não a prejudique.
E por fim, ore sempre pelo seu chefe, independente se foi uma pessoa boa ou má, desejando que ele tenha paz, assim como sua família que sentirá muito sua falta.

Um comentário em “Uma situação delicada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s