Etiqueta profissional: saiba como agir em reuniões


Etiqueta profissional: saiba como agir em reuniões

04/10/2006 – 14h41
InfoMoney

SÃO PAULO – A etiqueta e os bons modos são essenciais na hora de agir dentro da empresa. Muitas vezes o jeito como se fala e a atenção que se dá a determinados detalhes podem mudar a conclusão de um negócio.

Segundo a consultora Célia Leão, em entrevista ao Centro Empresarial de São Paulo, a modernidade trouxe ao mundo empresarial outros meios de projetar a imagem da companhia e, uma delas, é a imagem profissional. O bom relacionamento é tão importante quanto a prestação de serviços.

É por isso que, na hora da realização de reuniões, tanto as feitas dentro da empresa como com clientes, os profissionais devem saber como reagir para manter uma boa imagem. Abaixo estão algumas situações comuns, que merecem atenção.

Chegou atrasado?
Imagine que a reunião era às 15h, mas que o trânsito o impediu de chegar no horário. Você corre bastante, no entanto, está meia hora atrasado. Por mais agitado que esteja, nunca faça barulho ao chegar em um ambiente de reunião.

Normalmente, neste momento, as pessoas estão concentradas, buscando soluções e decidindo assuntos importantes e o barulho, além de ser sinal de falta de educação, pode atrapalhar.

Onde sentar?
Nunca faça o primeiro movimento e sente, sem que o chamem para isso. Espere que a pessoa que o convidou para a reunião, ou que a secretária presente no local, indique o lugar que você ocupará.

Caso isso não aconteça, nunca se acomode nos extremos da mesa, lugar sempre reservado para quem irá conduzir a reunião. Além disso, não escolha uma cadeira tão perto de quem presidirá o encontro, isso porque estes lugares são reservados para as pessoas mais importantes no local. Espere que lhe atribuam esta condição.

Precisa ir embora?
A reunião era às 16h, mas já se passaram vinte minutos e nem sinal das pessoas que participarão. Neste caso, se você tem algum compromisso na seqüência e não pode se atrasar de forma alguma, avise quem presidirá a reunião, antes dela começar, que você precisará sair mais cedo.

Neste caso, sente num lugar de menor destaque, no qual você não atrapalhará as pessoas na hora da saída. Quando chegar o horário de ir embora, acene discretamente e saia, sem mais explicações.

Como falar de problemas
Existem assuntos que só devem ser tratados pelas partes interessadas e, nunca, em meio a uma reunião com diversas pessoas, como salários. Além disso, sempre apresente problemas e idéias inovadoras no começo das reuniões, porque é o momento em que não há sobrecarga de trabalho.

Estruture antes de apresentar projetos e sugestões às pessoas. Procure motivos, possíveis erros e soluções, para que não fique uma idéia solta, sem poder ser colocada no papel. Depois da apresentação, mesmo que a idéia não tenha sido aceita, conclua com um gesto de gentileza.

Texto recebido por e-mail pelo grupo Secretariado Brasil – Yahoo Grupos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s