Precisa convencer o chefe! por Fernando Andrade


 

 

Precisa convencer o chefe!

Julho 05th, 2011 |
Por Fernando Andrade

Em um curso recente, eu falava sobre o que seria um slide EFICAZ:

– Ter no máximo 6 informações;
– O tempo de leitura do slide inteiro deve ser de até 9 segundos;
– O tamanho de fonte deve ser de pelo menos 18 pontos…

quando fui interrompido. Uma participante, muito interessada em tudo que eu apresentava – sei disso porque ela não só anotava todas as recomendações, mas também seu rosto expressava imensa satisfação – perguntou:

– Prof. Fernando, por acaso Fulano de Tal participou deste treinamento? Ele é meu chefe e ontem mesmo ele falou exatamente a mesma coisa que você está falando…

Aquela pergunta fez meu coração sorrir. Sim, porque uma de minhas grandes preocupações em aula é perceber se as pessoas estão considerando as ideias expostas. Mais, é perceber se as pessoas vão APLICAR as ideias. Esta é uma das maiores recompensas que um professor pode receber.

E um dos grandes desafios na aplicação de ideias novas é mostrar à equipe – mostrar ao chefe – que as novidades são válidas e trazem grandes benefícios! Quase todos resistem! De que adianta:

– Colocar poucas informações em um slide se o chefe, que fará a apresentação, não se sente seguro na hora de falar? Se ele prefere LER em voz alta o texto de um slide em vez de aproveitar algumas palavras chaves e figuras para DISCUTIR alternativas?

– Discutir soluções para uma boa estruturação de uma planilha – uma planilha também é uma excelente ferramenta de comunicação e convencimento – se todos fazem tudo de última hora, apenas para cumprir o prazo exigido?

– Que a linha de assunto de um e-mail deve funcionar como a manchete de um jornal, apresentando palavras significativas, que DESPERTEM a atenção, se na empresa ninguém se preocupa com isso?

Conciliar PESSOAS – comportamento e atitudes – e TECNOLOGIA é essencial. O problema é que somos todos humanos, quase sempre resistimos a novas ideias. O jeito de sempre funciona sempre – e acabamos sempre fazendo as mesmas coisas. Onde fica nossa evolução? Felizmente, concilicar PESSOAS e TECNOLOGIA está ao alcance de todos.

Como convencer o chefe e a equipe? Com exemplos, às vezes em doses diárias pequenas:

– O chefe gosta de muito texto? Faça um slide assim e outro mais sucinto, apresente os dois em telão e mostre como poucas informações ESTIMULAM mais naturalidade, provocam maior interesse e facilitam a comunicação!

– Um arquivo Excel tem várias planilhas. Crie uma planilha tradicional e ao lado estruture uma alternativa com bom layout, boa formatação, poucas informações e muitos resultados. Mostre as duas e veja as reações!

– Pense em em palavras instigantes, frases curtas e objetivas, coloque tudo na linha Assunto do e-mail e veja quanto tempo o destinatário vai demorar para reagir. Se ele estiver na frente do computador, provavelmente a resposta será imediata. Experimente!

Ao longo de minha vida profissional, tenho insistido cada vez mais nesta abordagem. E estou cada vez mais feliz – e realizado – com os resultados!

Ah, o Fulano de Tal do início deste artigo esteve sim em uma de minhas aulas. Nem precisa dizer que no seguinte eu o procurei para agradecer a adesão aos conceitos da aula. Mais ainda, agradecer à DIVULGAÇÃO destes conceitos. Missão cumprida!

http://blog.pessoasetecnologia.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s