Use as redes sociais, como o Facebook, do jeito certo para conseguir o emprego ideal


Use as redes sociais, como o Facebook, do jeito certo para conseguir o emprego ideal

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2012
Segundo pesquisa, o Brasil está entre os países que acreditam na substituição dos currículos por perfis online

Use as redes sociais, como o Facebook, do jeito certo para conseguir o emprego ideal

Cena do filme “Muita Calma Nessa Hora” Divulgação

As redes sociais estão tomando parte importante do dia a dia das pessoas, seja para encontrar velhos amigos, encontrar um parceiro ou até mesmo arranjar um emprego. Uma pesquisa realizada pela companhia de recrutamento mundial Robert Half com 375 executivos em todo o Brasil apontou que 44% deles usam as mídias digitais para fins profissionais. Além disso, o país lidera em expectativa de que elas substituirão os currículos tradicionais. A coordenadora de RH Clarisse de Lamare dá dicas para você usar essas ferramentas online a seu favor.

Clarisse conta que além de criar perfis em sites específicos como LinkedIn, no qual as pessoas se conhecem apenas profissionalmente, sem a “relação social”, você também pode adicionar suas informações importantes no Facebook, por exemplo. “Dá para fazer um pequeno currículo, mostrando onde você trabalha, qual curso está fazendo e que línguas fala”, diz.

O candidato também pode (e deve!) usar essas ferramentas a seu favor. Existem diversas páginas de Twitter e Facebook voltadas para a divulgação de postos de estágio, trainee e vagas efetivas em todas as áreas. É só procurar pelos perfis em sites de busca ou nas próprias páginas das mídias. No caso do microblog Twitter é possível buscar opções usando o jogo da velha (#) associado à área que quer encontrar e a cidade. Por exemplo: #vaga analista #sp.

Cuidado!
Muitas vezes as empresas buscam pelos perfis dos candidatos durante os processos seletivos para as vagas para conhecê-los melhor e ver se há coerência entre o que eles apresentam nas entrevistas e como agem no dia a dia. “Por isso é muito importante se policiar com relação às informações e opiniões que divulga nas redes. É preciso manter a privacidade”, avisa a coordenadora.

Mesmo assim, de acordo com ela, essa forma de divulgação funciona mais para o candidato que procura a empresa do que o contrário. “Ele pode usar as redes sociais para ter mais informação sobre a companhia e a vaga que está procurando. É possível encontrar pessoas falando sobre o processo seletivo, seja reclamando ou congratulando, comentando se foi justo ou não. Assim você consegue ter maior conhecimento sobre toda a ação”, explica.

Marina Finco

Fonte: http://daquidali.com.br/carreira-financas/use-as-redes-sociais-como-o-facebook-do-jeito-certo-para-conseguir-o-emprego-ideal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s