Guia para o sucesso: Como planejar e organizar eventos by Claudia Dias Capítulo 1


Olá pessoal,

Esta semana vamos começar um série de artigos sobre organização de eventos, gentilmente elaborados por nossa colaboradora Claudia Dias.

Espero que gostem. Um abraço

eventos

Como Planejar e Organizar Eventos

 Introdução

Todo evento é um acontecimento que exige determinada organização, de acordo com a ocasião. Esta organização segue regras conhecidas como etiqueta.

 

Mas o que seria etiqueta?

 

A palavra etiqueta vem do francês etiquette, que passou a ser usada nas festas realizadas no palácio real francês. Quando chegavam, os nobres recebiam uma espécie de manual de boas maneiras que indicava onde cada um deveria se sentar à mesa e como se portar durante as recepções.

Estas regras para um cerimonial faziam parte de um código estabelecido, no século XIII, pelo rei Felipe, o Belo, por causa dos maus hábitos e falta de educação, que eram constantes entre os nobres. Nesta época, aperfeiçoaram as regras, acrescentaram novas formalidades e foi criado o cartão de visitas.

São tantas regras e normas para a organização de um evento, que precisam fazer parte de um manual. Por isso, o nosso objetivo é com este guia de eventos auxiliar, passo a passo, na organização de um evento, desde o planejamento ao pós-evento.

O que é Evento?

 

Eventos são acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados a fim de contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma ideia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (Martins, 2003.)

Você Conhece os Tipos de Eventos?

Primeiramente, vamos conhecer os eventos empresariais: Brainstorming, Conferência, Congresso, Convenção, Debate, Fórum, Jornada, Mesa Redonda, Oficina, Painel, Palestra, Seminário, Simpósio e Workshop.

Brainstorming

 Grupo de Pessoas orientadas que se unem para emitir ideias sobre uma questão, sem juízo de valor, que vão sendo intercambiadas e aperfeiçoadas.

 Há duas fases neste evento: a criação e o julgamento

 Exemplo

Desenvolvimento de um novo produto, como melhorar a venda de um produto, redução de gastos, entre outros.

 Objetivo

Encontrar soluções para um problema, estimulando a produção livre de ideias, estimular o trabalho em equipe e aumentar o nível de envolvimento dos colaboradores na empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s