Aline, da novela das 9, seria uma secretária de futuro?


Essa semana vi um capítulo da novela Amor à Vida, onde a secretária Aline ficava até tarde esperando o chefe, sempre solícita, prestativa, ou seja, a melhor secretária do mundo #sóquenão, pois já sabemos quais são suas reais intenções (abocanhar o chefe!).

E fiquei preocupada…não com o estereótipo da secretária sexy, provocante que faz todas as vontades do chefe, pois não gosto de entrar nessa briga, já que  há profissionais bons e ruins, bem ou mal-intencionados em qualquer profissão, concordam? E as novelas nada mais são do que “contação” das “estórias” da vida real.

Mas o que me deixou incomodada é a forma com que a prestatividade dela é interpretada…

Me perguntei se nossos maridos, namorados, afins ou as esposas dos nossos chefes ficarão com a pulga atrás da orelha, quando dissermos que trabalhamos até tarde, ou viajamos com ele, etc…justamente por ter assistido a atitude da Aline.

Portanto, quero frizar  que há profissionais sérias que trabalham mesmo até altas horas….mas que isso não quer dizer que estão fazendo outro tipo de “hora-extra”.

Temos que saber julgar a pessoa não por sua profissão, mas por suas atitudes e intenções.

E já que estamos causando um burburinho…segue um artigo sobre o look da Aline e a relação com a profissão de secretária.

Vanessa-G.-Yahoo-1

Aline, da novela das 9, seria uma secretária de futuro?

Por Danielle Ferraz | Tá Na Moda – ter, 11 de jun de 2013 18:53 BRT

Decotes marcam o figurino da secretária de Amor à Vida. (Foto:Globo/Divulgação)

Alguns estereótipos que povoam nosso imaginário vira e mexe ganham destaque nas telas de cinema e da TV. Reforçados, diga-se de passagem. É o caso da secretária sensual da novela “Amor à Vida”.

Aline, personagem interpretada por Vanessa Giácomo, é secretária do Dr. César (Antônio Fagundes). Ainda não assisti a muitos capítulos da trama das 9 e nem sou adivinha, mas bastou o figurino para desvendar um pouco do que vinha pela frente: decotes pronunciados,  formas  evidenciadas por modelagens justinhas e saias mais curtas que a média anunciavam que as armas da personagem iriam além da eficiência profissional. Foi o figurino que me disse!

Só na ficção: figurino foge do “dress code” da profissão

Tenho certeza que como eu você conhece várias secretárias e nenhuma tão voluptuosa como a personagem da novela.  Enfim, é novela, e faz parte das estórias trazerem representações que aguçam fantasias – e não que retratem o dress code (código do vestir) adequado para uma secretária de futuro!

Seriedade, credibilidade, segurança e profissionalismo são qualidades transmitidas com atitudes e também pela maneira com que nos apresentamos. Não dá para desvincular a nossa imagem da nossa pessoa. E o ideal é usarmos o visual como ferramenta para reforçar nossos atributos.

Ambientes de trabalho formais pedem discrição. Isso não significa looks caretas! Algumas sugestões que podem ser incorporadas para um visual apropriado e atual:

  •   Modelagens modernas. Clássicos repaginados por um corte atual e que caiam bem no corpo fazem uma diferença danada. Leves assimetrias, detalhes como ombros marcados ou uma gola trabalhada, bastam para tirar o look do sério.
  •  Toques de cor e estampas. Discrição não significa viver de preto, cinza e bege. Use os neutros nas peças base e invista em blusas e camisas com cores que te iluminem. Saias com padronagens clássicas ou grafismos são chiques e não “cansam”.
  •  Lenços & Bijoux. Lenços, colares, brincos, braceletes e anéis podem ser usados para personalizar e incrementar o look.  Evite os modelos “maxi” e também usar todas as bijuterias ao mesmo tempo. Equilibre: use num mesmo look, por exemplo,  brincos menores, lenço e anel.
  • Sapatos clássicos e atuais. Complete a produção com refinamento e estilo: escarpins de salto médio ou baixo, apesar de clássicos, estão em alta e são perfeitos para o trabalho. Sapatilhas também são bem-vindas.
  •  Bolsas com design. Sério: você não precisa trocar de bolsa todo dia! Uma clara; uma preta e uma colorida são mais que suficientes para combinar com todo o seu guarda-roupa de trabalho. Invista em modelos com design moderno e limpo para dar mais estilo aos looks formais. A bolsa colorida (laranja e vermelho são opções boas de combinar) dá uma quebrada na formalidade naqueles dias em que o look estiver muito sério.

Peças que marcam o corpo, blusas e vestidos que deixam se entrever os seios, saias com mais do que cerca de 4 dedos acima dos joelhos  — ou seja – os looks da novela, definitivamente não fazem parte do figurino executivo.  

Na dúvida fique com a dica do filósofo e poeta Paul Valéry: “elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”. Sutileza, elegância e distinção: está aí o segredo para um visual profissional de futuro! Anotou, Aline?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s