7 colegas de trabalho que você deve ser amigo em um novo emprego


artigo-colegas-de-trabalho-perfis

7 colegas de trabalho que você deve ser amigo em um novo emprego

InfoMoney – 19 horas atrás

SÃO PAULO – Ser bem relacionado no trabalho pode abrir muitas oportunidades, inclusive quando o profissional está começando em um novo emprego. Contudo, é preciso tomar cuidado ao escolher as pessoas para não errar na estratégia e acabar sendo rotulado como o famoso “puxa-saco” do chefe.

Se o chefe está fora da lista das pessoas com que você deve fazer amizade no trabalho, quem são elas? O site Mashable listou 7 funcionários que podem lhe ajudar nesse início, confira:

1. A socialite
É novo na empresa e quer conhecer melhor seus colegas de trabalho? Uma das melhores maneiras para se conseguir isso é marcar um Happy Hour. O problema é que não será você quem irá organizar o evento, já que nem se quer conhece os convidados. Por isso, fazer amizade com uma pessoa que tenha um papel ativo em coordenar esses eventos é importante.

Além de lhe ajudar a fazer novos amigos, você também vai conhecer pessoas de outros departamentos.

2. O guru de TI
Um problema comum quando começa um emprego é não saber mexer em algumas ferramentas da empresa. Nessas horas, ser amigo do colega de Tecnologia da Informação é sempre bem-vindo.

Claro que uma das funções desses profissionais é mesmo ajudar outros funcionários, mas se ele for seu amigo, a boa vontade falará mais alto, além de ser muito mais agradável bater um papo enquanto ele resolve seu problema.

3. O mentor
Todo profissional teve um mentor quando chegou à empresa, que o ensinou sobre suas funções e lhe deu conselhos importantes para seu desenvolvimento profissional. Mais do que isso, esse profissional pode realmente ajudá-lo a se ambientar e saber mais sobre as atividades do dia a dia.

4. O voluntário altruísta
É sexta-feira, às 16h da tarde, e você está trabalhando em um projeto com prazo para entrega às 17h. O tempo não está a seu favor, a não ser que você seja amigo do voluntário altruísta, que é a pessoa que surge do nada perguntando se você precisa de ajuda.

Mesmo que seu amigo voluntário esteja pensando em sair do escritório às 16h45, ele vai se sentar e lhe ajudar a cumprir o prazo.

5. O colega que tem guloseimas
No meio da tarde é normal pensar que o almoço não foi o suficiente. Contudo, você não trouxe comida para o imprevisto e, por um incidente do destino, a lanchonete já está fechada (ou você não trouxe dinheiro para comprar algo da máquina de alimentos).

Para a sorte de muitos profissionais que passam diariamente por essa situação, algum colega mantém uma gaveta cheia de guloseimas e está disposto a compartilhá-la, em troca de sua amizade.

6. O otimista
A maioria dos escritórios possui uma gama de funcionários pessimistas que insistem em dizer que ideias não darão certo ou só reclamam da empresa. Na contra mão, você irá se deparar com pessoas que sempre conseguem ver o lado positivo sobre as coisas.

Talvez sua ideia não seja a melhor para a situação, mas esse colega poderá o encorajá-lo a melhorar ou lhe mostrar outros caminhos.

7. Outro novato
Talvez você não seja o único novato da empresa. Sempre tem alguém na mesma situação em outro departamento ou perto de você. Segundo o site, investir em construir laços de amizade com esses novatos também pode lhe ajudar nesse início.

Além de ambos trocarem as novas liçoes básicas sobre a empresa e suas experiências, você pode ajudá-lo em algo mais, o que vai aumentar suas habilidade de liderança e ter a chance de se tornar um mentor de alguém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s