DESABAFO: Suzanne Richthofen: Secretária Executiva


Eu não sou contra que um criminoso após cumprir sua pena seja reintegrado à sociedade. O que me revolta não é o fato de Suzanne sair da cadeia (apesar do crime horrendo) e ir trabalhar como Secretária Executiva. O que me revolta é o fato de ela sair da cadeia após 12 anos– sem ter experiência na área OU sem ter feito uma faculdade OU sem ter feito um curso técnico – e já ir trabalhar como Secretária Executiva?!?!?!?

 Ao contrário do que a sociedade como um todo pensa, quem se profissionaliza em Secretariado Executivo não o faz por falta de opção, ou por não ter capacidade de trabalhar em algo mais “complexo” (já ouvi isso- acreditem), ou para atender ao telefone ou servir café.

 Quem se profissionaliza na área, (não necessariamente quem cursa a faculdade de SE, pois muitas profissionais excelentes se formaram por anos de prática) estuda e estuda muito psicologia, direito, matemática, português, muitas línguas, informática, economia, sociologia, contabilidade, eventos, cerimonial, protocolo e etiqueta, e por aí vaí, e muitas dessas profissionais chegam a ganhar muito mais que médicos, advogados, etc.

 Hoje temos excelentes faculdades com ótimos cursos. Temos um registro profissional, finalmente já exigido na maioria das empresas. Temos vários profissionais de outras áreas desistindo de sua profissão para se tornar um secretário bem sucedido.

 Nós somos o elo dentro das empresas, nós precisamos saber tudo sobre a empresa, nós somos o pau pra toda obra, pois como eu sempre disse, se eu precisar varrer o tapete vermelho para o presidente passar eu vou fazê-lo, e mesmo assim estaremos sempre bem vestidas, elegantes e prontas para participar de reuniões executivas, projetos e colaborar para o crescimento da empresa.

 Nós temos mais regalias que muitos funcionários, pois somos as assessoras executivas que são o braço direito dos chefes e precisamos sempre acompanhá-los (apesar de muitas vezes por ignorância muitos colegas acharem que há “algo mais” por trás dessa relação, justamente pelo status que a secretária executiva tem – vaga na garagem, notebook, telefone, viagens, etc.

 Amo minha profissão, sou realizada e fico feliz por hoje termos um reconhecimento que há alguns anos não tínhamos. Mas ainda falta muito para que as pessoas nos enxerguem como profissionais de alto nível e capacitados. Falta termos um órgão de classe. Falta acabar com os cargos terceirizados e os órgãos públicos criarem concursos específicos para o Secretariado. Mas felizmente temos muitos conselhos, órgãos e sindicatos que não cansam de brigar por isso e aos pouquinhos vem tendo resultados.

 Enquanto isso, torço para que você executivo, não corra o risco de contratar a Suzanne. Não por ela ter sido uma criminosa. Mas por ela não ter o gabarito e experiência que sua empresa merece.

 ar

 

 

Um comentário em “DESABAFO: Suzanne Richthofen: Secretária Executiva

  1. Caros,

    Enviei, logo cedo, este e-mail para as instâncias de nossa categoria:

    Prezado SIS-DF,

    Bom dia. Estou estarrecida com essa notícia. Apelo aos órgãos de fiscalização o acompanhamento de perto desse caso. Infelizmente nossas leis têm muitas brechas para deixar uma pessoa como esta receber o beneficio em regime semiaberto, enfim que a lei seja cumprida. No entanto, nós como profissionais secretárias e secretárias executivas não podemos admitir que a referida Suzane exerça o cargo de secretária executiva, uma vez que para tal função é necessário curso superior.

    Espero que as entidades da classe tenha um posicionamento firme diante de tal manobra INADEQUADA e INADMISSÍVEL que a defesa desta senhora quer conseguir.

    Link da noticia: https://br.noticias.yahoo.com/suzane-von-richthofen-cumprir-pena-regime-semiaberto-193500510.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s