Como anda a sua leitura? por Karla Karina


 

Ler é um dos processos de crescimento, pessoal ou não, mais antigo do mundo. Desde que começamos a ler, o mundo se tornou basicamente o que é e sabemos que devemos muita gratidão aos povos antigos por toda a evolução que recebemos na atualidade.

Só que ainda é possível encontrar pessoas que não gostam de ler. E claro que é assustador e para muitos digamos, vergonhoso. Porque ler é sem dúvida, um estímulo para a evolução pessoal dentro de diversos setores da vida humana na Terra. E isso já está mais do que provado.

Quando criança eu não recebi os devidos estímulos na primeira fase de vida para o gosto pela leitura. Os tempos eram outros. Em meu primeiro mês em Moscou uma professora me disse que se eu não aprendesse a gostar de ler e não criasse esse hábito, eu não chegaria nem à 8ª série. Entrei em pânico, porque eu nesta época não lia nem gibi. E 18 anos depois desta ameaça, aqui estou, lendo de um tudo. Aprendi a ler o que gosto e até o que não gosto, pois sei que algumas leituras são obrigatórias para o meu desenvolvimento profissional.

Depois do meu pequeno relato pessoal, venho perguntar à você caro leitor deste blog: como anda a sua leitura diária? Tem lido jornal, revista, sites na internet, blogs, livros, ensaios? O que você gosta de ler?

E aí vem a dica profissional: leia. Gostando ou não. Deve ter algo com o qual você se identifica. Em seu trabalho com certeza você precisa fazer algum tipo de leitura mais aprofundada, com certeza deve ter alguma coisa que lhe interesse e que você queira muito saber e que somente a leitura poderá te proporcionar. Quem lê é estimulado a pensar, refletir, criar opinião, a debater, discutir, crescer. Quem lê participa de entrevistas estando mais atualizado e inserido no contexto sócio-econômico-cultural. Tem que ler ainda mais em um mundo onde ter toda a informação ainda é pouco.

Pessoalmente falando, tem um monte de livros que eu não li, mas que não li depois de tentar ao menos duas vezes. Mas de uma maneira geral, meu ritual é ler todos os sites de notícias mais famosos, escolho três dias na semana para fazer leitura de algo que eu goste nos idiomas que eu falo. Também leio muitos blogs e sites. Aproveito à ida ao salão e leio revistas de fofocas.

Leio meus livros em casa que geralmente eu escolho pelo título, leio muito sobre temas da psicologia e educação, que são temas que me ajudam no meu processo ainda em desenvolvimento como Secretária, Professora e Cerimonialista. A menina que aos 12 anos não lia nem bula de remédio, hoje troca qualquer balada sem futuro por uma boa leitura e que lê porque ama. E não foi um processo fácil. Tive que me forçar algumas vezes, mas quando terminei de ler meu terceiro livro, percebi que nunca mais viveria sem este ato e prometi que não passaria um mês sem ler nem que fosse um livro no mês.

Tem meses que leio pelo menos 4.

Você que será pai ou mãe por estes tempos, estimule desde pequeno a leitura do seu filho. Crie este hábito com ele para que ler não seja mais para frente, um ato de desespero, mas sim, além de prazeroso, a preparação para vencer as pequenas e grandes batalhas da vida adulta.

 

Karla Karina

4 comentários em “Como anda a sua leitura? por Karla Karina

  1. Excelente texto Karlinha. Eu já fui de ler 4 livros por mês. Hoje infelizmente tenho o hábito de começar vários ao mesmo tempo e não terminar de ler nenhum. Vou me esforçar para voltar a ter esse hábito maravilhoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s