Saber administrar a vida profissional e pessoal. Palavra chave: priorizar


 

Baseado em minha rotina pessoal, venho aqui hoje conversar com vocês sobre a importância de administrar o tempo, verificando o que faz bem para a mente e o corpo, a fim de alcançar resultados positivos no que diz respeito à carreira.

Atualmente há um excesso de informações crítico, onde nos perdemos e nos prendemos a atividades que em nada acrescentam ao nosso dia. Temos aí a mídia massiva e o entretenimento barato nos tirando um pouco do sono.

O ideal, falando em sono, é que durmamos 8 horas por dia, pratiquemos exercícios físicos e nos alimentemos bem. Quase nunca isso acontece e nos culpamos muito. Também devemos ler vários livros, aprender um ou dois idiomas, fazer uma pós, um mestrado, um doutorado. Também precisamos acertar no campo pessoal, sendo bons pais, esposas, maridos, amigos. A pressão é imensa. O ideal mesmo é fazer do seu dia algo leve. E esse caminho cada um deve escolher como conduzir. Não é uma tarefa muito simples porque o dia só tem 24 horas e o final de semana passa ainda mais rápido.

A minha dica, e isso é algo que eu faço no meu dia a dia, e confesso que demorei a entender, é que não somos máquinas. Não há um botão de liga e desliga. Não temos como fazer tudo o que nos é solicitado, não tem como sermos bons em tudo, infelizmente. Não há possibilidade de em um dia, sermos perfeitos. A sugestão e amenizar as frustrações. É não cansar em demasia o corpo e a mente. É colocar como meta a realização do que é possível realizar e dentro desta meta, realizar da melhor maneira possível (frase confusa, mas analise-a, faz total sentido).

Tento evitar principalmente as distrações. Então, para administrar o seu tempo e dar conta de tudo, evite distrações, principalmente quando for desempenhar determinada tarefa. No trabalho então isso tem que acontecer mesmo. Crie uma agenda pessoal e uma profissional. Faça planilha de gastos e custos, isso evita perder tempo tentando descobrir qual a conta precisa ser paga, por exemplo. Se for ler um livro em casa, escolha um local arejado e com luz ideal e faça isso sem olhar ao celular. Ao brincar com seu filho, faça-o longe de computador e outras tecnologias. Ao dormir, não tenha em seu quarto aparelhos de televisão, computador, celular. Vai cozinhar, tome um bom vinho, coloque uma boa música. Vai faxinar, também coloque uma música.

No lado profissional, o que tem mesmo gerado frustração é que não conseguimos nos desconectar. Facebook, whatsapp, telefone celular e por aí vai. Já tentou exercer suas atividades imaginando como seria sem nada disso? Afinal, como viviam nossos antecessores? Viviam bem, sabiam como usar a tecnologia disponível a favor.

Parece balela, na palavra mais usual, mas não precisamos de livro de autoajuda para entender que a questão de administrar o tempo é uma tarefa gostosa de ser exercida. Claro que precisamos antes de tudo saber exercer a humildade, pedindo ajuda quando necessário, admitindo quando não conseguimos e continuarmos tentando.

Vale a pena. E no final sempre há a possibilidade de conseguirmos fazer tudo ao que nos propomos. Apenas é preciso priorizar.

por Karla Karina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s